LINFOMA NÃO HODGKIN

O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, o que ajuda o corpo a combater infecções e doenças. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar. Pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos.

De modo geral, o LNH torna-se mais comum à medida que as pessoas envelhecem. As pessoas brancas são mais propensasdo que os negros e os homens são mais predispostos do que as mulheres. Existem mais de 20 tipos diferentes de LNH que se formam a partir de diferentes tipos de glóbulos brancos (células B, células T, células NK)11. A maioria dos tipos de LNH é formada por células B. O LNH pode ser indolente (crescimento lento) ou agressivo (crescimento rápido).

Os tipos mais comuns de LNH em adultos são linfoma difuso de células B grandes, que geralmente é agressivo, e linfoma folicular, que geralmente é indolente. No mundo, foram estimados 385.741 casos novos em 2012. Quando comparado por sexo, nos homens, ocupa a oitava posição com 217.643 casos novos. Entre as mulheres, foi o décimo câncer mais frequente, com 168.098 casos novos, e comumente em países mais desenvolvidos.

Embora os estudos tenham identificado fatores etiológicos que possam ter contribuído para o aumento das taxas de LNH, o fenômeno ainda permanece inexplicável. Pesquisadores já encontraram algumas evidências que sugerem o aumento do risco para LNH, como por exemplo: pessoas infectadas com o vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV, do inglês human immunodeficiency virus) correm um risco muito maior de desenvolver esse câncer, assim como outros vírus, a saber, o vírus linfotrópico de células T humano tipo 1 (HTLV-1)12, o vírus Epstein-Barr (EBV)13, além de exposições ocupacionais e ambientais, principalmente a exposição a altos níveis de radiação ionizante e a substâncias específicas em herbicidas e pesticidas, mas os cientistas não sabem o quanto é necessário para aumentar o risco de desenvolvimento de linfoma.

Fonte: Estimativa | 2018 – Incidência de Câncer no Brasil.
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

Mais informações

Clique aqui e conheça mais sobre os outros principais tipos de câncer.